12/06/2008

De dentro para fora das caixas.

A mente é coisa complicada, é mistério sem fim. Todo mundo diz que conhece o que se passa na própria cabeça e, em partes, eu até concordo. Às vezes é difícil e até mesmo muito confuso entender essas coisas da mente - quase tão difícil quanto entender as coisas do coração -, mas todo e qualquer ser humano sempre dá um jeito de decifrar os segredos da própria mente e, de vez em quando, se arrisca até mesmo em fazer isso com a mente de outros humanos. Ultimamente tenho me tornado uma especialista em decifrar meus pensamentos tão bem guardados, mas só porque aprendi a 'controlar' minha própria mente. Quanto à decifrar os pensamentos dos outros... Isso eu já parei de tentar faz tempo. Decepções fizeram com que eu parasse.
O grande problema da mente não são os códigos difíceis com os quais ela tece os pensamentos, mas sim quando ela nos aprisiona. Eu posso falar disso por experiência própria, e acho que muitas outras pessoas também podem.
Sim, já fui prisioneira da própria mente, que se tornou pra mim uma cela, uma caixa de onde eu não saía nunca, pra nada. Era ali que eu ficava e deveria mesmo ficar. Era ali que eu me sentia, teoricamente, bem. Nada me alcançava ali, estava incomunicável. O que eu conhecia era o meu mundo e ponto. Não havia céu, terra, mar nem sequer horizonte aos meus olhos. Minha mente impôs as regras sob as quais eu deveria viver. Riscou as linhas atrás das quais eu deveria me manter, traçou os limites. Dominou-me por completo. O plano inteligente que meu próprio ser construiu pra mim deu muito certo por muito tempo... Mas houve o dia em que, não sei bem como, consegui pensar fora da minha própria mente e, de um minuto a outro, me vi fora da caixa. Burlei regras, apaguei as linhas e ultrapassei todos os limites. Finalmente vi o horizonte e senti a liberdade.
Hoje há uma conciliação. Sei pensar tanto dentro como fora da minha mente. Por mais estranho que pareça, eu consigo. Não vivo mais dentro da caixa, mas a visito sempre que necessário - admito que há uma certa frequência nisso. Durante o resto do tempo, ela fica muito bem fechada para que eu possa destrancar minha caixa torácica e pensar com o coração.


"Eu comecei a viver fora da caixa
Atravessando limites dos quais sempre me paravam
Vivendo fora da caixa
Porquê eu não vou ser quem eu não sou"
(Katy Perry)

没有评论:

博客归档